15 de jul. de 2016

Ideias

Posted by Unknown on sexta-feira, julho 15, 2016 in | 2 comments
Estes dias, andei fazendo algumas pesquisas para descobrir minha posição política. Um dualismo é muito comum por ai, a tal da Direita e Esquerda (embora existam os libertários, os estatistas e por ai vai), mas o que percebi é que simplesmente não me encaixo em rótulos (Embora alguém vá me chamar de centrista)! O que deve ser ótimo porquê, afinal de contas, o quê pode ser melhor que o equilíbrio?

Estamos acostumados a ver pessoas querendo "colocar a cara a tapa" por algum partido político, por movimentos, por religiões, por diversas bandeiras... Se bobear, até por time de futebol; mas no fundo não são bandeiras que importam.
As bandeiras só nos rotulam, nos impõe rivalidade sem racionalidade, nos marginalizam, criam disputas desonestas onde se tenta esconder no adversário e sufocar aquilo que realmente importa: As ideias. Esta sim merecem o mérito por toda grande mudança, para o mal ou para o bem, e quando são boas as ideias só se tem a ganhar!
Quando quiser mudanças, não se foque em ideias impensadas, baseadas em coisas não comprovadas ou superficiais, procure se focar naquilo que realmente importa. Se quer uma mudança social, assim como eu, comece por você mesmo colocando suas ideias em prática para mudanças sociais e se juntando a pessoas que querem o mesmo. Mas se junte às pessoas certas, não àquelas que perdem tempo difundindo discurso de ódio contra seus "inimigos", não aquelas que levantam propostas que nada resultarão na vida prática, mas àquelas que começam por si mesma a revolução. Isto vale para qualquer tipo de ideia, seja aonde e pelo quê você queira lutar (na sua comunidade, escola, empresa, igreja...).
Uma coisa é certa, os rótulos podem funcionar muito bem para facilitar uma identificação ou como marketing, mas devemos ficar muito atentos para não acabarmos caindo no fanatismo ou na desonestidade intelectual, tirando nossa própria liberdade de raciocinar adequadamente e de nos libertarmos de qualquer ideia falsa que nos aprisione.
Não basta termos a ideia de liberdade onde não somos livres para pensar, onde ideias são impostas sem explicações plausíveis, devemos fugir destes lugares ou muda-los apresentando ideias diferentes. Afinal, coisas como a liberdade e outras ideias não devem ser apenas ideias, devem ser realidade!

2 comentários:

  1. Essa já é uma postura política.Não devemos confundir nossa Filosofia de Vida com escolhas partidárias.
    Bom, o que são ideias? Podem ser chamadas de princípios. No campo filosófico será analisada de um prisma, mas é pela psicologia, história, e outras ciências? Esse assunto rende desdobramentos. Releia o post e veja os assuntos que ficaram soltos. Tente amarrar em outros pontos. Um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Fico muito feliz com a opinião construtiva e pretendo utilizar a dica em postagens futuras!

      Excluir